Universidades Federais: Por falar em verdades
Por Ronaldo Mota (*), janeiro 2008
A educação superior atualmente baliza-se pelos seguintes princípios, complementares entre si:
- expansão da oferta de vagas, especialmente públicas, dado ser inaceitável que somente 12% de jovens entre 18 e 24 anos tenham acesso a este nível educacional, bem como somente 25% das vagas hoje existentes sejam públicas;
- garantia de qualidade, sendo que não basta ampliar, é preciso fazê-lo com qualidade;
- promoção da inclusão social pela educação, minorando nosso histórico desperdício de talentos, considerando que dispomos comprovadamente de um significativo contingente de jovens competentes e criativos que têm sido sistematicamente excluídos por um filtro de natureza predominantemente econômica;
- visão de territorialidade, permitindo que ensino de qualidade seja acessível às regiões mais remotas, fazendo da educação superior um dos mais importantes instrumentos de enfrentamento de desigualdades sociais e regionais; e
- desenvolvimento econômico e social, considerando a educação superior como elemento chave da integração e formação da nação, seja enquanto responsável pela formação de recursos humanos altamente qualificados ou como peça fundamental na produção científico-tecnológica. (Leia mais...)
*Ronaldo Mota é Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, pesquisador do CNPq na área de física e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Foi Secretário de Educação a Distância, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Educação.
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