terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Sorriso de Monalisa

Filme de Mike Newll, com Júlio Roberts no papel principal.

Sinopse
"Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida."
O Filme apresenta de uma maneira simples e real que fazer a diferença é possível. Que ao ensinar, você aprende também.
A história se passa nos anos 50, num período em que a sociedade americana vive um momento de transição, porém guarda a força das tradições, do conservadorismo nas famílias e sociedade. Existe uma ilusão de modernidade para as mulheres da elite americana, que se resume em serem alunas brilhantes, inteligentes, eruditas, porém o casamento é o objetivo principal. E com ele vem à submissão aos maridos.
O filme aborda a perspectiva pedagógica do período, retratando técnicas didáticas tradicionais mecânicas, com textos e conteúdos pré-elaborados e decorados pelas alunas, que não conseguiam ir além do que estava escrito. Mas não por incapacidade cognitiva. Talvez pela ausência de estímulo à visão crítica, à possibilidade de ir além das fronteiras do aluno. Em uma perspectiva progressista Katherine subverteu a ordem ao mostrar que é possível ser um observador diferente: da arte, de si mesmo, do mundo real e da própria vida.
A tendência progressiva fica com a recém-graduada professora que decide lutar contra as rigorosas normas e inspira as suas alunas a enfrentarem os desafios da vida. O olhar crítico enfim nasce e com ele a criatividade. Surge a aprendizagem que extrapola as fronteiras da escola para cada uma das alunas, a seu modo. Consegue mudar o pensamento de várias alunas e obtém sucesso principalmente com: Betty, Joan e Giselle. A professora aproveita a oportunidade da circunstância para ensinar às alunas o quanto é fundamental buscar outros valores, ver além do alcance dos olhos, enxergar além do horizonte, numa proposta pedagógica de instrumentalizar suas alunas para que busquem transformar sua realidade, busquem novas opções para o futuro, preparando-as para o exercício de funções de liderança e não simplesmente para serem boas esposas, mães e donas de casa.
No que se refere à Metodologia Adjacente, ficou evidente a criatividade da professora em buscar a sensibilidade de suas alunas fora da sala de aula e na relação professora-aluna onde participava dos problemas dos discentes, mostrando-lhes a importância de sua formação e delineamento profissional e que priorizar o ensino do saber e o ensinar a aprender, são fatores fundamentais e faz a diferença para extrapolar conteúdo programático pré-definido ainda existente nos dias atuais.
A frase "A mudança leva tempo. Precisa alcançar você". Isso nos mostra que muitas vezes o que é ensinado pelo professor é exatamente o que precisa aprender. Principalmente em saber ouvir e falar, pois é o elo maior na educação. (Clique na imagem e saiba mais ...)

1 Comentários:

Às 19 de novembro de 2008 às 15:18 , Blogger elizabeth disse...

Juarez, que maravilha, vc. nos propiciou um aprofundamento da temática do filme,indo além do que foi solicitado. Fantático, muito obrigada!
abraços,
Profa. Beth

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial